terça-feira, 26 de março de 2013

Resenha: O Ultimo Dia de um Condenado

 Escrito por Victor Hugo,relata a história de um homem que foi condenado por um crime que não se sabe qual foi.
 "Condenado!"Ao sair do Bicetrê,ele encontra uma mulher que fala:"Seis semanas".

Condenado a pena de morte,esse homem conta como sua vida passa a ser,como ele é tratado...O que acontece quando chega do Bicetrê(lugar onde foi julgado) para a prisão.O que os outros presos fazem quando alguns homem são levados para a escravidão.Alguns tratam esses dias como dias de festa.
 O homem depois de passar mau,vendo aquela cena,e também porque foi avistado n/em uma janela,é levado para a enfermaria.Lá deitado em uma maca,ele sonha e imagina como seria se fugisse,onde ele se esconderia e como fazeria para chegar lá.
 Na "delegacia",no dia de sua morte,em uma sela,o condenado pede para que lhe tragam uma mesa,cadeira.papel e caneta para continuar escrevendo como seria seus últimos minutos,segundo de vida.
 Enquanto ele escrevia,um homem com vestimentas de um mendigo entra nessa sela e eles conversam,trocam suas roupas.
 Depois que o mendigo é levado embora,o condenado começa a receber varias visitas como a de um padre.que tenta o ajudar a compreender que a morte não é tão ruim.
 Logo depois,trazem a sua filha,uma linda e doce menina chamada Marie,quando ele soube dessa noticia ficou muito feliz,pois iria ver sua menininha que não a vira a quase um ano.Mas a pobre criança não sabia quem ele era,e achava que o pai já tinha morrido.Seu mundo praticamente acabou de vez ao saber dessa noticia.
 Logo após ,ele é levado para a praça da Grève,onde tem uma multidão o esperando,esperando para ver um homem ser morto.
 O condenado pede piedade,mas não é ouvindo.

Um comentário: